Com 12 candidaturas à Assembleia Legislativa e sete à Câmara dos Deputados, região chega à eleição diante do desafio de transformar sua força eleitoral em presença política efetiva
O Vale do Taquari chega às urnas neste domingo, 4, com um dado que merece atenção: são 19 candidaturas da região aos parlamentos estadual e federal. Doze nomes disputam uma cadeira na Assembleia Legislativa e outros sete buscam espaço na Câmara dos Deputados. São diferentes partidos, trajetórias e campos políticos. Em comum, uma disputa que vai além dos projetos individuais: o tamanho da representação que a região conseguirá construir a partir das urnas.
O número é expressivo, mas não resolve a equação. Ao mesmo tempo em que há um contingente significativo de candidaturas identificadas com o Vale, também é intensa a movimentação de candidatos de outras regiões em busca do eleitorado local. É parte legítima da democracia. Ainda assim, cabe uma reflexão: uma região pode ser economicamente forte, socialmente organizada e eleitoralmente relevante, mas qual será sua capacidade de transformar tudo isso em presença nos espaços onde as decisões são tomadas?
A resposta passa pela compreensão do próprio mandato parlamentar. Deputados estaduais legislam sobre matérias de competência estadual e fiscalizam o Executivo. Deputados federais participam da elaboração das leis nacionais, fiscalizam o governo federal e atuam na discussão do Orçamento da União. Em ambos os casos, a eleição ocorre pelo sistema proporcional, no qual o desempenho dos partidos e federações também influencia a distribuição das cadeiras.
A atuação parlamentar, portanto, vai muito além de “trazer recursos”. Deputados participam de comissões, apresentam projetos, fiscalizam governos, discutem orçamentos, articulam políticas públicas e ajudam a colocar determinadas pautas no centro do debate. É nesse ambiente que conhecimento do território, capacidade de articulação e vínculo político com uma região podem fazer diferença.
Formalmente, nenhum parlamentar representa, atualmente, com exclusividade o Vale do Taquari. Politicamente, porém, deputados constroem bases, mantêm relações com municípios, acompanham setores e se tornam interlocutores recorrentes de determinadas regiões. Ter vozes próximas do território pode ampliar a capacidade de lideranças locais chegarem a Porto Alegre e Brasília com interlocução permanente.
No Vale do Taquari, essa discussão ganhou dimensão ainda maior depois dos últimos anos. A região passou a conviver com uma extensa agenda de reconstrução, prevenção, infraestrutura, habitação, logística, desenvolvimento econômico e adaptação climática. São temas que extrapolam os limites municipais e exigem articulação entre municípios, Estado e União. Nesse cenário, representação política deixa de ser uma abstração: ela aparece na capacidade de abrir portas, sustentar pautas e manter demandas regionais na agenda pública.
O Vale do Taquari chega às urnas com uma oferta expressiva de candidaturas próprias, mas quantidade e representação são conceitos diferentes. A primeira estará na urna. A segunda será conhecida depois dela.
Quando novos orçamentos forem discutidos, quando projetos estaduais ou nacionais afetarem diretamente a economia regional e quando municípios precisarem defender obras e políticas estratégicas, haverá uma pergunta mais concreta do que qualquer discurso de campanha: quantas vozes do Vale estarão efetivamente sentadas à mesa? Saberemos a partir da próxima semana.




